PALESTRANTE COMPORTAMENTAL IRLEI WIESEL: BIENAL DO LIVRO - RIO DE JANEIRO: ESTAREI ENTRE OS 300 AUTORES
BIENAL DO LIVRO TERÁ MAIS DE 300 AUTORES EM 11 DIAS DE EVENTO NO RIOCENTRO
09/08/2017 via Feiras do Brasil
O presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Marcos Pereira, disse que este ano, com 700 participantes, a intenção da bienal é resgatar o valor do livro como papel fundamental na construção da cidadania.
Em uma área de 80 mil metros quadrados, a 18ª edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro terá como foco a literatura brasileira, com 330 autores e convidados, 350 horas de programação cultural e 190 atividades envolvendo o universo literário, o que representa um aumento de 40% em relação à última edição. O evento será aberto no dia 31 de agosto e vai até 10 de setembro, em três pavilhões do Riocentro, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.
O presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Marcos Pereira, uma das entidades promotoras da Bienal, explica que o evento é o terceiro maior em público do calendário carioca, ficando atrás apenas do Réveillon e do carnaval, com 700 mil visitantes. Este ano, segundo ele, a intenção da bienal é resgatar o valor do livro.
“A gente vive um momento muito difícil da vida brasileira, um momento de questionamento sobre o nosso futuro, com as questões éticas e econômicas. A questão ética é do fundamento, a econômica você resolve, é relativamente mais fácil que a ética. E o livro tem um papel fundamental na construção da cidadania, mas a gente não tem conseguido valorizar o livro de uma forma mais expressiva. Na Bienal é uma grande festa, são mais de 700 mil pessoas passando por lá, mas a gente precisa valorizar o livro o tempo todo, pra sociedade brasileira como um todo”, disse.